Tive o privilégio de visitar entre os dias 3 a 5 de abril a cidade de Piratuba com mais alguns colegas jornalistas, a cidade é situada às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, a cidade é um dos principais polos turísticos do Oeste Catarinense. Cidade com um pouco mais de 5 mil habitantes, mas carregada de história e de lugares fantásticos.

Engana-se quem acha que a cidade só acolhe a terceira idade, o lugar está sempre com turistas de todas as faixas etárias, inclusive muitas crianças, mas sim, é uma cidade para se descansar, se você quer agito, a cidade não comporta.

Piratuba possui doze hotéis com todas as infraestruturas para se ter uma estadia de repleto conforto. Tanto que, ao chegar senti dificuldade de encontrar um lugar para almoçar, pois a ideia é fazer as refeições dentro dos hotéis, que possuem pensões completas.

Dica de Hotel

Thermas Piratuba Park Hotel, onde fiquei hospedada, o hotel tem estilo germânico e 56 quartos aconchegantes e amplos, todos com banheira e sacada e tudo isso em meio à natureza com total privacidade e sem barulho. Várias piscinas quentes e frias, espaço para jogos, recreação para crianças, serviço de Café Shop 24 horas, e a gastronomia é uma das minhas principais dicas para almoço e janta, por favor, não pensem em sair na hora das refeições do hotel, o “Restaurante Espaço Jardim Gourmet” realmente oferece uma gastronomia fenomenal.

Centro de eventos

Localizado em frente ao hotel que fiquei hospedada, possui quase 5 mil metros de construção muito bem distribuídos. Com salas de cinema, conferência, estudos, escritórios, estacionamento para 200 veículos e 30 ônibus, Auditório para 1.300 assentos ou 80 mesas com 1.000 cadeiras frontais e uma cozinha enorme.

Esse centro de eventos abriga as festas da cidade como a Festa alemã Kerb, que acontece todos os anos no mês de janeiro. A cidade está se organizando para os “festivais de inverno” como a festa junina a 1° Caipiratuba, que acontece de 31 de maio a 9 de junho. Outra festa que vale a pena falar é a Festa Cultural de 21 a 23 de junho, ainda outra que é inusitada para nós, mas não para quem frequenta Piratuba é a Festa do Roupão que irá acontecer entre 02 a 05 de agosto, é comum as pessoas andarem de roupão pela cidade.

Cervejaria

Visitamos a cervejaria Berg, que a poucos dias abriu suas portas para visitação de turistas a “Estação Berg Music Hall”. Única cervejaria na cidade, por enquanto, logo a cidade apresentará mais uma marca.

Maria Fumaça

Uma locomotiva construída em 1906, é possível reviver a história de Piratuba sobre os trilhos.

Os passeios de Maria Fumaça são realizados semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O passeio é acompanhado por guias e cantores como o semi-finalista do The Voice Kids Luis Henrique Schultz, que durante o trajeto contou para o delírio de todos, ainda teve comediantes locais e contadores relatando a história da Ferrovia.

Termas de Piratuba

A cidade surgiu em 1910, durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, quando se formou a Vila do Rio do Peixe. Em 1964, a Petrobrás perfurou um poço na tentativa de encontrar petróleo e acabou encontrando a maior riqueza de Piratuba, o lençol de águas sulfurosas, a 674 metros de profundidade, que deu origem ao Balneário de Águas Termais.

Com isso deu origem a Termas Piratuba, um clube aberto aos turistas, basta fazer um exame médico e o turista já pode usufruir das 22 piscinas com água aquecida na temperatura de 38° até a temperatura ambiente.

Nessa última foto observem o jato,  todos os dias às 11h da manhã é aberto, para jorrar por alguns segundos, a água sai a 38° a uma altura de 160 metros. 

Casa Colonial

Casa Colonial de Piratuba é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural dos 200 cooperados até o consumidor, desde queijo, compotas, salames, até artesanatos.

O que faltou visitar

Faltou alguns lugares que deixei de visitar, por falta de tempo, mostrando que três dias é pouco para visitar a cidade, quero voltar e visitar a Rota do Engenho, Parque Três Pinheiros, passeios de jardineiras, Usina Hidrelétrica Machadinho e Casa da Memória. Espero que Piratuba faça parte da sua rota de turismo.

Mais Informações acesse os links:

www.thermaspiratubahotel.com.br

www.piratuba.com.br

 

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here