Mel de Bracatinga o tesouro negro da Serra Catarinense

0
1034

O mel de melato da Bracatinga ganhou o mundo na década de 2000, quando foi apresentado ao mercado europeu e foi bem apreciado na Alemanha, tornando-se o mel brasileiro mais bem pago no exterior, até 20% mais que o mel floral.

Na nossa região temos um apicultor especializado nessa iguaria há 36 anos, José Alceu Perão, que é pós graduado em apicultura pela UNITAU (Universidade de Taubaté ), referência em apicultura no Brasil, José foi fundador da ALA – Associação Lageana de Apicultura, tendo em seu currículo vários cursos de apicultura, ou seja um mestre na área.

Conversei com Perão para saber quais os segredos desse mel que é único, e que pouquíssimas regiões no mundo conseguem obter.

Bracatinga

As abelhas consomem o pólen da Bracatinga que é uma árvore nativa das regiões mais frias do Sul do Brasil. É uma importante forrageira, visto que floresce em períodos de escassez de pólen e atrai cochonilhas que secretam um líquido açucarado, utilizado pelas abelhas para a fabricação do “mel de casca de bracatinga”.

“O mel de bracatinga é característico por ser escuro, mais límpido com um gosto único, e na nossa região existem extraoficialmente 200 produtores” comenta.

Título mundial

Perão relatou que a média nacional é de 19 quilos colmeia ano, nossa média varia de 30 a 40 kg ano, e o nosso mel está entre os melhores do mundo pois segundo Perão, conquistamos o topo do mundo por duas vezes em 2013 e 2017.

Saúde

O mel de bracatinga age no fígado, vesícula, estômago e intestinos. É um vermífugo, recomendado para problemas circulatórios e hipoglicemia. “Este mel é rico, sendo recomendado para diabéticos, por ser pobre em glicose, o mel normalmente tem 30% de glicose, o mel de bracatinga (melato) tem 3% de glicose somente. Além de ser rico em sais minerais como potássio. Sua forma é viscosa, ótimo para fazer chá. Seu consumo por diabéticos deve ser moderado, como qualquer produto doce”.

Culinária

Na culinária ele está sendo descoberto pelos chefs, estão substituindo o mel tradicional, e os resultados estão surpreendendo. Eu não sou boa na cozinha, mas já experimentei algumas coisas como uma pipoca doce de mel de bracadinga, mas vocês podem experimentar ele em pães, bolachas, bolos e nas carnes que vão agridoce como o porco e a ovelha. Se não experimentaram sugiro que experimentem, vocês vão se surpreender.

Maiores informações: Mel São Braz – 49 9 8811-8585

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here