Cão Bombeiro Barney está a serviço da Serra Catarinese

0
341

Em Santa Catarina, os Batalhões de Corpo de Bombeiros Militares possuem dez animais para operações com cães. Lages é um destes Batalhões com esta importante ferramenta de trabalho. O cão bombeiro Barney, da raça labrador, com pouco mais de dois anos de idade, é o representante deste seleto grupo que está à disposição para os serviços de busca. Sua atuação não se restringe apenas a Lages e região, mas se estende a outras cidades e regiões do Estado, o que representa quase metade do território catarinense sob sua jurisdição e responsabilidade.

Alimentação

Para manter este importante serviço é necessário um investimento para treinamento e cuidados. Barney se alimenta com ração apropriada e alguns suplementos alimentares. Pratica exercícios físicos: anda em esteira e faz natação. Com os recursos arrecadados através do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), um tributo municipal, é capaz de realizar consultas e exames em clínicas veterinárias, adquirir brinquedos, equipamentos, e fazer treinamentos específicos.

Trabalho como brincadeira

O treinamento de Barney é intenso, com uma programação já definida. De acordo com o soldado e condutor do cão, Luciano Rangel, todo este processo na busca de vítimas é como uma brincadeira para o animal. “Ele não busca por simples obrigação, mas sim por ser prazeroso. Para isso, trabalhamos e aguçamos ainda mais o sentido do olfato do cão para as operações dos Bombeiros Militares”, destaca.

Barney está pronto para atuar na busca urbana e rural.

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here