Lages é a oitava maior economia de Santa Catarina

0
310

Dados divulgados em junho pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina mostram que Lages é a oitava economia do Estado no ranking de movimentação econômica e arrecadação de todos os 295 municípios catarinenses.

A publicação remete ao valor adicionado da movimentação financeira de 2017, que dá suporte ao Índice de Participação dos Municípios (IPM) no ano de 2019. São parâmetros que refletem o retorno de impostos estaduais ao município, conforme a atuação do setor produtivo.

Pelo levantamento que aponta o valor adicionado e o percentual de retorno de impostos, Lages está à frente de importantes cidades como Criciúma e Brusque, ficando atrás apenas de Joinville, Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Chapecó e São José.

Como é feita a partilha do ICMS

Do total de ICMS arrecadado pelo Estado, 25% é partilhado com as prefeituras. Deste montante, 15% é distribuído igualmente dividindo-se o valor entre o número total de municípios. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o movimento econômico de cada cidade. A soma dos dois percentuais (15%/295 + proporcionalidade do Valor Adicionado x 85%) resulta no IPM.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here