São muitas as atividades da gestão de pessoas que podem ser otimizadas, entre elas, a capacitação de trabalhadores. É o que pretende o projeto “Capacitação Gamificada”, desenvolvido pela Consultoria de Inovação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra Catarinense para a Ambev Santa Catarina. Ele foi um dos 11 selecionados em todo o Brasil para expor durante a Olimpíada do Conhecimento do Sesi/Senai, em Brasília.
Expertise catarinense
Há possibilidade da expertise catarinense em assuntos relacionados ao avanço tecnológico na área educacional ser replicada para o coorporativo da empresa na América Latina. “Ser selecionado para expor nosso trabalho em ambiente nacional é uma honra. O interesse da Ambev em talvez replicar o que desenvolvemos, mostra que estamos altamente competitivos de forma estadual e nacional”, destaca o coordenador de Consultoria de Inovação, Guilherme Letti.
Ferramenta
Depois de detectar que o trabalhador jovem não se prende a capacitações tradicionais, o Escritório de Projetos utilizou a tecnologia dos games para chamar a atenção desse público. O formato desperta neles o interesse em adquirir conhecimento em capacitações, principalmente, das Normas Regulamentadoras (NRs) exigidas das empresas.
A estratégia utiliza a criação de jogos como uma ferramenta de aprendizagem com grande potencial de motivar, engajar e inspirar os trabalhadores das empresas. No jogo, todos interagem e gostam de se destacar.
Outros estados
Quem também demostrou interesse em transferência de tecnologia foi a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, assim como: Ceará, Roraima e Goiás. O estudo, que contou com a consultoria do Instituto Evaldo Lodi (IEL) e Serviço Social da Indústria (Sesi), chamou atenção ainda de diplomatas da Costa do Marfim.
Para eles, o Brasil é um país referência em tecnologia na área de saúde e segurança no trabalho e conseguiram extrair muito conhecimento para prevenir incidentes e acidentes que ocorrem nas indústrias daquele país.
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