Mel de Bracatinga busca a Identificação Geográfica

0
316

A Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Sebrae, Epagri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão trabalhando em conjunto para buscar a Identificação Geográfica do mel de Melato de Bracatinga. Produto único do planalto ele resulta do líquido açucarado que o inseto cochonilha solta ao se alimentar da seiva do tronco da bracatinga.

Melhor do Mundo

É desse líquido que as abelhas produzem o melhor mel do mundo título conquistado pelo mel de Melato duas vezes no Congresso Apimondia. Conquistar a IG vai garantir que o produto é procedente de uma determinada região, agrega valor, cria uma identificação com o território, melhora a organização da cadeia produtiva e estimula o consumo local e por turistas, de acordo com o coordenador de Estudos de Agronegócios do Sebrae, Alan David Claumann. No próximo dia 30 de agosto deve acontecer em Lages a terceira reunião com apicultores da região para buscar a IG. Alan disse que o interesse é crescente, tanto que na primeira reunião foram em torno de 40 pessoas e na segunda 113 participaram.

90% em SC

A Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina está trabalhando, junto com outros órgãos, para que o Mel de Melato de Bracatinga, consiga a Indicação Geográfica. Estudos indicam que 90% da produção está aqui no estado com pequenas ocorrências no Rio Grande do Sul e Paraná. A terceira reunião acontece em Lages, dia 30 de agosto, na Estação Experimental da Epagri de Lages, às 14 horas.

Eu Particularmente sou apaixonada pelo Mel de Bracatinga, faço muito com pipoca.

Informações: Cristina Gallo

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here