Programa Lages Meu Lar: Possibilidade de realizar o sonho da casa própria

0
142

Com o intuito de diminuir o déficit habitacional em Lages, na noite da última quarta-feira (8 de agosto), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, apresentou mais um Programa fundamental para atingir esse objetivo: o Programa Lages Meu Lar.

Casa Própria 

Centenas de pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria compareceram ao Teatro Marajoara em busca de informações, cadastramento e orientações referente ao Programa.

Documentação, renda familiar, parcelas do financiamento e propriedade do terreno estiveram entre os principais assuntos que geraram questionamentos por parte do público e prontamente foram esclarecidos pelas próprias autoridades e lideranças.

Como Funciona

O secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, explicou que para fazer parte do Programa é necessário atender alguns requisitos, como por exemplo, possuir cadastro no Setor de Habitação, e estar à disposição em manter as parcelas em dia.

Deverão ser construídas cerca de 400 casas de madeira de 30 ou 40 metros quadrados. A mão de obra será de inteira responsabilidade do próprio beneficiário, porém prefeitura disponibilizará um engenheiro do poder público para certificar da qualidade dos materiais e o acompanhamento das obras. O Programa está voltado para pessoas com o perfil socioeconômico até a faixa de R$ 2.400 por família.

A escolha da instituição financeira será feita mediante processo licitatório em busca das melhores taxas, despesas operacionais, condições e prazos de pagamento do financiamento.O município pagará oito de 48 parcelas ao longo de quatro anos. Estima-se que as parcelas estejam em torno de R$ 200,00 a 400,00 reais mensalmente, dependendo do valor do imóvel. O terreno precisa estar regularizado ou ao menos o termo expedido pela secretaria competente de que a área está em território com previsão de regularização fundiária (Programa Lages Minha Terra).

No momento foi feito a coleta de dados das pessoas. Após isso, haverá licitação da instituição financeira e o encaminhamento dos pré-selecionados.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here