Santa Catarina possui 9 mil apicultores

0
106

A FAASC com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil/BNDES e SEBRAE, e apoio da EPAGRI, SENAR e UFSC, realizou um levantamento da apicultura catarinense, resultando em um diagnóstico apícola do estado.

São nove mil apicultores, com 323 mil colmeias, que produzem em anos de safras normais 6.500 toneladas de mel em uma área de 95.346 km², atingindo a produtividade de 68 kg por km², a maior do país, que produz em média 5 kg por km2.

Mel de Bracatinga

Atualmente a FAASC, Sebrae, Epagri, UFSC, a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão trabalhando em conjunto para buscar a Identificação Geográfica do mel de Melato de Bracatinga. Produto único do planalto ele resulta do líquido açucarado que o inseto cochonilha solta ao se alimentar da seiva do tronco da bracatinga.

Qualificação

Mais de 1.200 apicultores e técnicos participaram da Jornada Técnica de Apicultura de Santa Catarina realizada entre os dias 6 e 20 de agosto. A primeira jornada do estado é uma realização da Epagri, Sebrae e Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC).

O objetivo foi capacitar e levar informações e tecnologias para continuar garantindo que tenhamos mel de qualidade – temos o melhor mel do mundo.

Cristina Gallo

 

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here