Saúde monitora a qualidade da água consumida em Lages

0
44

A responsabilidade pela captação, tratamento, abastecimento e manutenção da rede de distribuição é feita pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), que mantém um rígido controle sobre todos os processos e análises do sistema de abastecimento. Mas você sabia que além desse controle, a Secretaria de Saúde, através Vigilância Epidemiológica, também realiza periodicamente o monitoramento da qualidade água fornecida pela Semasa?

A cidade foi uma das primeiras no Estado a implantar o programa que consiste na análise da água coletada em 30 diferentes pontos da cidade, com grande circulação de pessoas. Seguindo o protocolo, a primeira coleta é sempre realizada no Tanque de Contato da Estação de Tratamento da Água (ETA) da Semasa.

Laboratório de Águas

Com o propósito de descentralizar e facilitar os serviços para Lages e os demais municípios que integram a região serrana, os equipamentos foram fornecidos pelo Lacen e os funcionários cedidos pela prefeitura.

Na estrutura que está instalada no subsolo do prédio da Vigilância Epidemiológica são realizados testes de microbiologia (coliformes totais e Escherichia coli, indicador de contaminação fecal), organoléptico e físico-químico (turbidez, fluoreto), utilizando os mesmos Procedimentos Operacionais Padrão (POPS), formulários, controles de qualidade, e calibração de equipamentos) e insumos disponibilizados pelo Lacen. Mensalmente são analisadas mais de 700 amostras de água dos municípios cadastrados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Siságua.

 

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here