Demonstrações de drones e desafios entre robôs

0
223

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazerSESI, evento de iniciação científica que a entidade realiza de 18 a 20 de outubro, em Rio do Sul. Atividades ‘mão na massa’, demonstrações de drones e desafios entre robôs estão na programação que é gratuita e aberta ao público. O primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, profere palestra na quinta-feira (18), às 10 horas. A programação inclui ainda interação com óculos de realidade virtual, palestras e workshops sobre inovação, indústria 4.0 e e-Social.

RobôBaio representa a Serra na etapa regional

No evento, o Sesi realiza a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos responderão O que é necessário para se viver em uma estação espacial ou viajar para outro planeta? na nova temporada (Into Orbit) do torneio.

Participam estudantes de todo o Estado e a competição vale vaga para a fase nacional. Representando a Serra Catarinense está a RobôBaio. Formada por 3 meninas e 6 meninos, de 10 a 15 anos, a equipe desenvolverá as missões do robô na mesa, cumprindo 15 missões. Os jovens ainda fizeram um projeto de pesquisa sobre problemas físicos e sociais vividos pelo astronauta em viagens de longa duração.

O time escolheu como problema a possível falta de energia na nave, caso de pane ou ainda uma manutenção.  Como proposta de solução sugerem uma fonte alternativa de energia, gerada através do uso e movimento de uma bicicleta acoplada a um alternador e bateria, gerando e armazenando energia. Com o protótipo, a energia gerada ligará uma TV e transmitirá um vídeo sobre o projeto.

Catarinas

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here