Lages: O terceiro maior museu em acervo documental do Brasil passa por vistoria

0
172

O Museu Thiago de Castro (MTC) possui documentos arquivados em Lages que não existe em outros do país, sobretudo da época da escravatura. Somos o terceiro maior museu em acervo documental do Brasil.

E na tarde desta quarta-feira (7) o Museu foi selecionado para receber a vistoria, pela arquiteta do Ministério Público (MP) – 13ª Promotoria Regional do Meio Ambiente de Lages, Conselho Regional de Museologia (Corem) – 5ª Região e pela Seção de Atividades Técnicas (SAT) do Corpo de Bombeiros.

Cada órgão técnico realizou a análise na sua área de conhecimento e posteriormente expedirá um relatório, com encaminhamento ao MP. É uma verificação integral e abrangente, de estrutura física, acondicionamento de acervo e documentos previstos em lei pelo Estatuto dos Museus, orientação técnica, ficha de catalogação, livro-tombo e capital humano.

Preventivos de incêndio e de pânico

O enfoque dos Bombeiros no Museu foi a inspeção dos sistemas preventivos de incêndio e de pânico – presença, validade e funcionamento de extintores, hidráulico, iluminação de emergência, sinalização de abandono de local (saída de emergência), alarme. O laudo físico é confeccionado nesta quarta mesmo. O digital deve ficar pronto até esta sexta (9). Para os sistemas vitais há prazos curtos, para atendimento das orientações sobre extintor. Iluminação e placas de sinalização de abandono de local é de 15 a 30 dias.

Compartilhar a matéria
TORTEN
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here