PROCON: 905 assistências em 2019 e mais de 17 mil em dois anos

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Em média, de segunda a sexta-feira, o Procon recebe 30 pessoas para atendimento. No período dos últimos 29 dias úteis de 2019, o Procon prestou 905 atendimentos, entre os quais se destacam como maiores a cobrança indevida e/ou abusiva (251), problemas relacionados a contratos (239), cálculos de prestação em atraso (63), produtos com vício (48) e cancelamento de serviços (48).

De janeiro de 2017 até o início da tarde desta terça-feira (12 de fevereiro), foram feitos 17.426 atendimentos, e as dez empresas com maior índice de reclamações somam 5.702 atendimentos, representando 32,72% do total de suportes nestes dois anos. Os cinco primeiros lugares do ranking de reclamações estão relacionados a operadoras de telefonia, num total de 4.068 reclamações. Em seguida vem uma instituição financeira bancária, uma empresa de móveis e eletrodomésticos, um banco, uma outra loja e por fim uma operadora telefônica.

Reclamações

Há também o ranking dos fornecedores com maior reclamação no órgão de proteção ao consumidor. Ou seja, a insatisfação saiu do patamar de atendimento e se tornou processo administrativo. Desde 1º de janeiro de 2017 até início da tarde desta terça, 1.682 reclamações se tornaram processo, destas, 374 são das dez que lideram as queixas. Do total de 17.426, 1.682 não puderam ser resolvidos por telefone, portanto, 91% dos atendimentos foram solucionados por contato telefônico, comprovando a eficiência do método com agilidade ao cidadão.

O Procon de Lages está localizado na rua Martinho Nerbass, nº: 29, Centro, próximo ao Terminal Urbano. Funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h para atendimento ao público. Contatos: 3222-3921/3229-2752/3222-0908/3222-1096/3222-6960/e-mailatendimentoprocon@lages.sc.gov.br. Outras informações podem ser acessadas em http://procon.lages.sc.gov.br/.

 

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