Coleção de Papéis de Cartas relatam emoção e nostalgia

0
235

Meninas nas décadas de 80 e 90 tinham como hábito colecionar papéis de carta, algumas levaram tão a sério que até hoje guardam como relíquias. É o caso da corretora de seguros Lucia Helena Machado, que tem em sua coleção mais de 400 papéis, com figuras, cores e alguns até com cheirinho de frutas.

Lucia comenta que começou ganhando de amigos, outros ela comprou e muito pedia de presentes à parentes, “Quando você começa a coleção você não espera que alcance uma proporção grande, mas eu passava na livraria ou na banca e tinha sempre um diferente, então ia correndo pedir para mãe para comprar, me lembro da minha felicidade”.

Todos guardados em pastas e com todo o cuidado, Lúcia relata emocionada que alguns se perderam em mudanças, outros usou para escrever para amigos que moravam longe e muitos ela deu como cartão de aniversário.

Papeis amarelados com história

Na verdade, colecionar papel de carta foi perdendo a força quando a tecnologia entrou na rotina. As crianças de hoje nunca saberão a felicidade de comprar um papel de carta e a nostalgia que chega ao coração quando os olhos encontram os papeis amarelados.

Hoje Lúcia coleciona copinhos das cidades que visita, e que sua coleção já tem 55 copinhos e que seus papéis de carta estão guardados a sete chaves em sua casa, com cheirinho de infância.

Ela ainda salienta que para as crianças e adolescentes colecionar traz benefícios e incentiva seu filho de oito anos e que colecionar é um aprendizado. ”Acredito que uma coleção traz alguns benefícios, você aprende a ser mais organizado (tem quem organize por data, local, figura), aprende a economizar (para comprar guardava a mesada), nos fazem mais curiosos, atentos e atenciosos (buscamos saber onde encontrar um item que não temos, ficamos  mais perceptíveis procurando, e cuidamos com muito zelo do item).

Colecionadores

Pela internet, a venda e compra desse tipo de coleção é enorme, os anúncios em grupos fechados ou sites de vendas, variam o preço de acordo com a quantidade, um único papel chega a valer R$ 50,00 e algumas coleções com o valor de R$ 3 mil reais.

A verdade é que para quem coleciona, a vida é cheia de histórias e suas coleções uma maneira de contar suas emoções, nostalgias e muito amor.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here