Saiba como ajudar com Parte do Imposto de Renda  às causas sociais 

0
117

Parte do valor devido do Imposto de Renda (I.R.) pode ser direcionada ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). A doação, estabelecida pela Lei nº: 8.069/90 é simples, não oferece prejuízo ao colaborador e os valores repassados podem ser abatidos do Imposto de Renda devido. Se houver saldo, poderá haver aplicação em 2020.

Como fazer

Para dirimir dúvidas, basta o cidadão procurar seu contador. Os contribuintes destinadores colaboram para custear iniciativas que beneficiam públicos em situação de vulnerabilidade social em Lages, reforçam a conquista da participação social nas decisões sobre políticas públicas e exercem a cidadania responsável.

Os Fundos Especiais são geridos e administrados pelos conselhos municipais do Idoso (Comid) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com fixação dos critérios para a aplicação das doações e das demais receitas com efetivo controle da correta utilização dos recursos públicos correspondentes. Em suas diferentes instâncias, os órgãos são fiscalizados pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas. Os recursos dos Fundos Especiais são investidos exclusivamente na execução de projetos sociais aprovados pelos conselhos de direitos.

Ajuda por pessoas físicas

As pessoas físicas podem agora efetuar a destinação aos Fundos Especiais no momento da Declaração de Ajuste Anual (DAA), com dedução restringida a 3% do limite global de 6%. Significa que a pessoa doadora de recursos aos Fundos da Criança entre 1º de janeiro e o último dia útil de abril poderá deduzi-los do Imposto de Renda devido do ano em ajuste.

Dados bancários

Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) –

CNPJ vinculado à conta do FIA: 18.982.039/0001-17

Banco do Brasil – Agência: 307-7 – Conta-Corrente: 55.437-5 CMDCA

Banco Itaú – Agência: 0216 – Conta-Corrente: 44.090-9 CMDCA

Fundo Municipal do Idoso –

CNPJ: 20.638.289/0001-86

Banco do Brasil – Agência: 307-7 – Conta-corrente: 60.005-9

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here