Piratuba uma rota incrível de conhecimento e lazer

0
284

Tive o privilégio de visitar novamente a cidade de Piratuba com mais alguns colegas jornalistas, associados da ABRAJET (Associação Brasileira dos Jornalistas de turismo).

A cidade é situada às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, é um dos principais polos turísticos do Oeste Catarinense. Cidade com um pouco mais de 5 mil habitantes, mas carregada de história e de lugares fantásticos.

Cidade charmosa, rua do centro da cidade

Engana-se quem acha que a Piratuba só acolhe a terceira idade, o lugar está sempre com turistas de todas as faixas etárias e de diversos lugares do Brasil e em todas as estações do ano.

Piscina coberta

Termas de Piratuba

A cidade surgiu em 1910, durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, quando se formou a Vila do Rio do Peixe. Em 1964, a Petrobrás perfurou um poço na tentativa de encontrar petróleo e acabou encontrando a maior riqueza de Piratuba, o lençol de águas sulfurosas, a 674 metros de profundidade, que deu origem ao Balneário de Águas Termais.

Todos os dias às 11hs é aberto a pressão da água, um espetáculo.

Com isso deu origem a Termas Piratuba, um clube aberto aos turistas, basta fazer um exame médico e o turista já pode usufruir das 22 piscinas com água aquecida na temperatura de 38° até a temperatura ambiente.

Hotéis

Piratuba possui doze hotéis com infraestrutura repleto de conforto e quase todos com pensão completa.

Destaque no Thermas Piratuba Park Hotel, para a gastronomia fantástica.

Minhas dicas são dois hotéis o Thermas Piratuba Park Hotel, com estilo germânico e 56 quartos aconchegantes e amplos, todos com banheira e sacada e tudo isso em meio à natureza com total privacidade e sem barulho. Várias piscinas quentes e frias, espaço para jogos, recreação para crianças, serviço de Café Shop 24 horas, e a gastronomia é uma das minhas principais dicas para almoço e janta, por favor, não pensem em sair na hora das refeições do hotel, o “Restaurante Espaço Jardim Gourmet” realmente oferece uma gastronomia fenomenal.

Destaque do Villas das Termas é o atendimento qualificado e as piscinas aquecidas o ano todo.

Outro hotel é o Villas das Termas, charmoso e situado na rua principal da cidade, um hotel acolhedor e com atendimento familiar, possui uma gastronomia excelente, também disponibiliza sauna, sala de jogos, sala de TV, estacionamento coberto e monitorado, restaurante, bar com serviço 24 horas, sala para reuniões, chimarródromo e vários espaços de lazer, as piscinas são aquecidas proporcionando lazer o ano inteiro.

Centro de eventos

Localizado no coração da cidade e em frente ao Termas Piratuba Park Hotel, o Centro de Eventos possui quase 5 mil metros de construção muito bem distribuídos. Com salas de cinema, conferência, estudos, escritórios, estacionamento para 200 veículos e 30 ônibus, Auditório para 1.300 assentos ou 80 mesas com 1.000 cadeiras frontais e uma cozinha com estrutura.

Esse centro de eventos abriga as festas da cidade como a Festa alemã Kerb, que acontece todos os anos no mês de janeiro. A cidade se organiza para os “festivais de inverno” como a festa junina a Caipiratuba, tem também a Festa Cultural que acontece no mês de junho, mas a festa mais inusitada e curiosa é a Festa do Roupão que geralmente acontece no mês de agosto.

Maria Fumaça

Uma locomotiva construída em 1906, é possível reviver a história de Piratuba sobre os trilhos.

Divulgação

Os passeios de Maria Fumaça são realizados semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O passeio é acompanhado por guias e cantores e comediantes. Aqui você paga R$ 85 reais por pessoa pelo passeio.

Casa Colonial

Casa Colonial de Piratuba é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural dos 200 cooperados até o consumidor, desde queijo, compotas, salames, até artesanatos.

Rota do Engenho

Um excelente passeio, que dura cerca de 2h, o ônibus busca os turistas nos hotéis, passamos por alguns pontos turísticos da cidade e o destino o Parque Três Pinheiros e o Hotel Fazenda do Engenho.

Hotel Fazenda do Engenho, oferece um passeio de trenzinho para conhecer a estrutura do complexo, e vários brinquedos como a tirolesa, carrinhos para descer o morro, carrossel, cama elástica, pernas de pau, entre outros.

Diversidade nos animais, todos muito bem cuidados

Parque Três Pinheiros é um empreendimento familiar que oferece vários atrativos: Animais exóticos, um minimundo movido a roda d’água, e vários produtos artesanais, produzidos na fazenda, com destaque para as cachaças (comprei várias) e licores do alambique e ainda com direito a degustações. Esse passeio custou R$ 30,00 por pessoa, mas vale cada centavo.

Apreciadora de uma boa cachaça, essa foi a minha predileta.

O que faltou visitar

Faltaram alguns lugares que deixei de visitar, nas duas viagens que fiz a cidade. Passeios de jardineiras, Usina Hidrelétrica Machadinho e Casa da Memória. Espero que Piratuba faça parte da sua rota de turismo, eu já estou louca para voltar.

www.thermaspiratubahotel.com.br

www.piratuba.com.br

http://www.villadastermashotel.com.br/

 

ABRAJETIANOS DO BRASIL

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here