Dica de Livro: A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil

0
60

É um livro de ficção científica publicado em 2014 pela norte americana Becky Chambers. A longa viagem a um pequeno planeta hostil mostra um futuro intergaláctico, onde a anos os seres humanos saíram da Terra e se aventuraram no espaço e convivem com diversas espécies alienígenas.

Nesse futuro espacial, existe uma organização denominada Comunidade Galáctica (CG) que gerencia e fiscaliza variadas espécies em diferentes galáxias fazendo-os coexistirem. A nossa história vai se passar dentro de uma nave espacial chamada Andarilha, especializada em escavação, fazendo buracos de minhoca pela galáxia para encurtar viagens espaciais. A tripulação da Andarilha é composta por humanos e alienígenas, mostrando como é a interação dessas espécies.

O livro não tem um personagem principal, ele vai contar a história do ponto de vista de todos os tripulantes da nave, que receberam uma grande proposta de trabalho da CG para cavar um túnel em um planeta que até a pouco tempo era considerado muito hostil.

Becky Chambers já virou uma das minhas autoras favoritas, ela apresenta uma leitura simples e, apesar de mostrar inúmeras espécies e os diferentes hábitos de cada personagem, ela tem uma narrativa envolvente que não nos deixar largar o livro. A história irá abordar muito sobre preconceito, pois em um futuro onde várias espécies completamente diferentes têm que coexistir o preconceito é inevitável.

Alguns acontecimentos no livro são ironias das quais se você leu o Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams) você vai achar semelhante algumas situações. Entretanto, o humor do livro não é tão negro quanto o mochileiro.

É um livro bem diferente de muita coisa que eu já li, o mundo e as espécies são bem construídos, os personagens são muito adequadamente apresentados e aprofundados. O começo do livro e um pouco lento e confuso, tem que ter um pouco de paciência, mas você não irá se decepcionar, é um dos melhores livros que li ano passado.

Por Noellen Menegon

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here