Comitiva italiana: 198 anos de nascimento de Anita Garibaldi

0
459

Uma comitiva formada por pesquisadores, historiadores e autoridades da Itália chegou a Lages nesta segunda-feira (26 de agosto). O objetivo é iniciar as celebrações do bicentenário da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi. A solenidade de recepção foi realizada no auditório da Fundação Cultural de Lages, com a presença do prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi. Representando a Itália, estiveram presentes a prefeita da cidade de Verucchio, na província de Rimini, Stefania Sabba e o arqueólogo, historiador, escritor e diretor do Museu e Biblioteca Renzi, Andrea Antonioli.

O evento contou com a colaboração do intérprete e professor Ângelo Garzarella, um italiano que constituiu família com uma lageana e há 15 anos trocou Milão pela princesinha da Serra. A comitiva deverá passar nove dias em Santa Catarina e em Lages, a primeira cidade a ser visitada oficialmente, passaram a tarde conhecendo os pontos turísticos.

Durante o encontro foi assinada pelo prefeito Antonio Ceron a carta de intenção à adesão ao projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, tendo como co-autor Andrea Antonioli em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi, sediado em Laguna, e que envolve os seis municípios catarinenses com presença marcante na vida da heroína: Lages, Curitibanos, Anita Garibaldi, Laguna, Tubarão e Imbituba.

Projeto

O projeto visa divulgar e promover na Itália, no Brasil, República de San Marino, no Uruguai e em diversos outros países a imagem, saga e os fatos que protagonizou Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi. A ideia é internacionalizar eventos que deverão acontecer em 2021 em todas as cidades afins com a história da heroína.

Uma muda híbrida de uma rosa foi desenvolvida na Itália, patenteada com o nome de Anita. A rosa foi trazida para a América e em Santa Catarina se encontra no laboratório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para que seja clonada e disseminada com novas mudas, sendo distribuídas nos municípios que aderiram ao projeto.

Os municípios e instituições deverão promover os eventos que serão incluídos no calendário turístico/cultural/internacional.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here