Maçã, mel de bracatinga e os vinhos de altitudes recebem delimitação geográficas

0
618

A Epagri realiza na tarde desta terça-feira, 17, evento para entrega dos documentos de delimitação geográfica das Indicações Geográficas (IG) do Mel de Melato da Bracatinga, dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina e da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A cerimônia acontece no auditório da Epagri, em Florianópolis, a partir das 15h30min.

A Indicação Geográfica é uma certificação, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que garante que um produto só tem aquelas propriedades porque sua produção é influenciada por características ambientais ou culturais de uma determinada região. Santa Catarina já tem as IGs Vales da Uva Goethe e Banana Corupá. As IGs do Queijo Artesanal Serrano e a da Erva-mate do Planalto Norte Catarinense estão em avaliação no INPI.

A Epagri atua como animadora dos processos de obtenção das IGs em Santa Catarina e é a responsável por fazer as delimitações geográficas, entre outras ações. A delimitação geográfica é feita de acordo com alguns critérios ambientais (altitude, clima etc) e também leva em conta a notoriedade do produto naquela região. A esse documento, juntam-se outros, como levantamento histórico de cada produto, que vão formar um dossiê a ser encaminhado para análise do INPI.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here