Sabores catarinenses na Semana da Gastronomia Regional em Brasília

0
188

A diversidade da cultura e culinária catarinense, pautada na valorização dos ingredientes locais e na mistura de sabores tradicionais, poderá ser apreciada na capital federal a partir desta semana. O Senac SC leva a Brasília um cardápio recheado de influências das mais diversas etnias do Estado para a Semana da Gastronomia Regional de Santa Catarina.

O evento acontece nos restaurantes-escola do Senac em Brasília – na Câmara dos Deputados, Senado Federal e na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – entre os dias 19 e 22 de novembro.

Uma equipe de chefs da Faculdade Senac Joinville, sob o comando da coordenadora de Gastronomia, Francini Schoepping, assina o cardápio com releituras de pratos tradicionais de Santa Catarina.

Patê de Truta

Ingredientes:

225g de trutas defumadas sem pele e sem espinhas

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

50g de requeijão cremoso ou cream cheese

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de raiz forte preparada

Pimenta-do-reino a gosto

4 fatias de pão de forma branco

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 maço de salsinha para decorar

150 g de nozes quebradas grosseiramente

4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador ou no processador, a truta, a manteiga, o queijo, o limão, a raiz forte e a pimenta. Bata até formar uma pasta lisa. Coloque num prato de servir e leve para gelar. Sirva com fatias de pão torrado com azeite de oliva e pimenta. Em uma frigideira já quente, coloque as nozes. De uma torrada em seguida junte o açúcar. Quando começar a caramelizar, desligue. Polvilhe as nozes por cima do patê.

Informações: Jessica Arruda Krieger

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here