Homens participam de projeto piloto sobre violência doméstica em Lages

0
265

No segundo semestre de 2019 foi realizado um projeto piloto com homens envolvidos com a prática de violência doméstica. Embora tenham sido convocados pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages, a participação dos homens não representou uma punição, mas uma oportunidade de refletir sobre as motivações dos delitos cometidos e a possibilidade de prevenir futuras violências. Um segundo grupo está previsto para iniciar em março de 2020.

Foram 10 encontros, que começaram em setembro e o enceramento foi na primeira semana de dezembro, sempre às terças-feiras, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Nove homens integraram o grupo, que teve como objetivo oferecer um espaço seguro para o diálogo com os envolvidos com a prática de violência doméstica, com vistas à mudança da conduta violenta.

Práticas Circulares

As atividades envolveram práticas circulares como metodologia principal, adotando recursos e técnicas diversas para o exercício do diálogo, expressão de sentimentos e trocas de experiências. O trabalho realizado possibilitou a reflexão sobre as masculinidades e as violências, principalmente, as praticadas contra as mulheres, a partir do contexto sociocultural da região serrana, a qual é reconhecidamente machista e apresenta dados alarmantes de casos de violência contra a mulher.

O projeto foi elaborado por representantes da 2ª Vara Criminal, 10º Promotoria de Justiça, Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Políticas Para a Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Saúde, Grupo Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal), Grupo de Estudos em Educação e Desenvolvimento Territorial (Gedeter) e Coletivo Sagrado Homem do Céu.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here