Consórcio Intermunicipal da serra apta a auditar serviços municipais de inspeção sanitária e produtos de agroindústrias

0
78

Depois de uma década de estudos, missões técnicas, visitação a agroindústrias de diferentes regiões do país, capacitações e intercâmbios com outros consórcios, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA reconheceu a equivalência do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama como instituição apta a auditar serviços municipais de inspeção sanitária e produtos de agroindústrias para venda em todo território nacional.

A portaria nº 01, publicada no dia 13 de janeiro de 2020 pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ratificou a adesão do Cisama ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA, do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA. E desta forma, o Cisama que foi criado dentro da Amures passa a ser o quarto consórcio do Brasil a conquistar a equivalência do SISBI.

A portaria do Mapa determinou a inserção do Cisama no cadastro geral do SISBI-POA e dos estabelecimentos e produtos indicados, por ser uma instituição competente para auditar serviços de inspeção municipal e unidades agroindustriais.

Durante o processo para obtenção da equivalência, o Cisama auditou o serviço de inspeção municipal de São José do Cerrito e o Abatedouro de Frango Caipira Carú. Agora aguarda apenas o registro do abatedouro junto ao SISBI/POA e a alteração de rotulagem dos frangos para que seja autorizada a comercialização em todo território nacional. O que deve acontecer ainda em fevereiro.

Prefeitos confiantes no programa

Todos os prefeitos da Serra Catarinense e autoridades convidadas devem estar presentes na cerimônia dia 14. O evento será um marco na perspectiva de incremento de produção e comercialização das agroindústrias.

Municípios como Capão Alto e São Joaquim que já realizaram adequação de legislação de acordo com as normas do Mapa e criaram os serviços de inspeção municipal, devem ser os próximos beneficiados por este novo serviço do Cisama.

Para o presidente da Amures prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva, o reconhecimento de equivalência do Cisama ao SISBI é uma conquista que deve ser compartilhada com todos.

“Inclusive os ex-prefeitos que acreditaram nesse programa que hoje se torna realidade”, comentou. Da mesma forma o presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, disse que a região ganha não apenas a oportunidade de ampliar os negócios das agroindústrias, mas de organizar os serviços de inspeção, padronização de procedimentos, qualidade e inocuidade dos produtos.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here