Coronavírus: Vacina para cães não previne Covid-19 e não deve ser usada em humanos

0
410

Está circulando nas redes sociais mensagens falsas sobre o Covid-19, onde mostra um vídeo em que uma pessoa mostra a carteirinha de vacinação de seu cão, e nela uma vacina contra diversas doenças e uma delas é o Coronavírus, e a pessoa associa com a mesma doença e possível vacina aos humanos.

A Coordenadora do Curso de Veterinaria da Unifacvest Vanessa Massumi Kaneko, esclarece que o Coronavírus em cães, não se trata do mesmo do COVID-19. “A vacina para Coronavírus canino é usada para os cães, não serve para os humanos”.

Segundo Vanessa o Coronavírus canino (CCoV) é um vírus que provoca diarreia em cães e a vacina existe há muito tempo. “Essa vacina não protege para o Covid-19, porque é uma espécie diferente. Aliás, gatos também têm Coronavírus (FCoV), para os felinos não existe vacina ainda”.

Por tanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a população fique atenta e não compartilhe notícias falsas. Todos os dias o Ministério da Saúde juntamente com dados repassados pelas Secretarias Estaduais e Municipais divulgam boletins epidemiológicos com atualização da doença.

Vanessa orienta para continuar evitando contato social e higienizando as mãos e superfícies. É a única forma de se prevenir contra o COVID-19.

#Exclusiva #BlogCrisMenegon

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here