Prefeitura e Cooperlages juntas pela retomada da coleta seletiva e população não sofrerá efeitos

0
237

Em contato com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) nesta quinta-feira (19 de março), a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) dialogou com a presidência da entidade para que as atividades de coleta seletiva não permaneçam cessadas nas avenidas e ruas da cidade em consequência da paralisação dos serviços no barracão, situado no bairro São Miguel, onde poderá ser feito um plantão com número diminuído de pessoal para descarregamento, separação e comercialização dos materiais recicláveis recolhidos em praticamente todas as regiões urbanas do município de Lages, como papel, plástico e metal. Assim, homens e mulheres poderão trabalhar com mais segurança, em menor quantidade de pessoas, evitando aglomerações, condição ideal para a proliferação do coronavírus, causador da doença Covid-19. E para diminuir os impactos na renda familiar. A nova definição abrange também a área ambiental, pois os materiais não estarão acumulados em frente às residências e estabelecimentos comerciais e evita-se o depósito em locais irregulares e ao ar livre, a exemplo de terrenos baldios, ato que configura crime contra o meio ambiente. Em reunião anterior com os mais de 30 cooperados, a presidência, com aval destes parceiros atrelados, havia resolvido suspender as atividades por sete dias no barracão a partir desta quarta-feira, em razão da vulnerabilidade de tantas pessoas juntas e do risco de propagação se houvesse casos.

Normalmente e diariamente é feita a coleta seletiva de materiais recicláveis por caminhões via contrato firmado entre a Cooperlages e a prefeitura, através da Semasa, que custeia o contrato por intermédio da taxa de coleta de lixo paga pelos cidadãos. A Cooperativa tem a responsabilidade sobre os veículos e pelo transporte e destinação final dos materiais. A coleta de lixo geral convencional, feita seis vezes por semana no centro da cidade e três vezes por semana pela empresa terceirizada, Serrana Engenharia, até o aterro sanitário à margem da rodovia BR-282, distrito Índios, também permanece em frequência normal. Os roteiros de ambos os tipos de recolhimento de resíduos podem ser consultados na Galeria de Imagens.

Limpeza nas vias da cidade

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente tem as tarefas diárias de limpeza e varrição de espaços públicos, entre outras atribuições. Com este período delicado de isolamento social coletivo por no mínimo sete dias, partindo desta quinta-feira (19), os trabalhos acontecem com número reduzido de servidores e em caráter emergencial e de plantão. Os cidadãos que necessitarem entrar em contato para solucionar determinado impasse, deverão acessar a fanpage no Facebook (www.facebook.com/secservicospublicosemeioambiente) ou telefonar para o serviço competente:

Limpeza pública – 98404-8109

Iluminação pública – 0800 648 0201

Fiscalização – 99912-9181

Proteção Animal – 98422-3283

Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera – 99956-7449

Cemitérios Crus das Almas e Nossa Senhora da Penha – 98405-9348

Emergencial – 98413-5266

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here