Coleta seletiva muda cronograma e continua atendendo todos os bairros de Lages

0
232

O serviço é realizado pela cooperativa Cooperlages mediante contrato com a Prefeitura. “A coleta continua em todos os bairros, o que mudou foi o volume de colaboradores, considerando que alguns cooperados decidiram não trabalhar em função das medidas de prevenção ao coronavírus. Antes tínhamos cinco caminhões rodando, e agora temos três fazendo o serviço”, informa Milton Matias Filho, diretor de resíduos sólidos da Semana.

Quanto à mudança do cronograma, Milton explica que um estudo mostrou que a coleta estava sendo deficitária em alguns bairros, não conseguindo cumprir as três vezes na semana que deveria passar. “Pesquisamos sobre a coleta seletiva realizada em outros municípios do mesmo porte de Lages e descobrimos que os serviços realizados apenas uma vez na semana tinham bons resultados. Reduzir os dias também facilita para os cidadãos, que acabavam se confundindo e colocando os resíduos nas lixeiras nos dias errados”, argumenta.

Também foi feito um planejamento para que o cronograma da coleta seletiva não fosse cumprido nos mesmos dias em que a empresa Serrana Engenharia realiza a coleta do lixo orgânico, que vai para o aterro sanitário. “O que acontecia era que muitas vezes o caminhão da Serrana passava antes e levava o lixo reciclável que seria para a cooperativa”, explica o diretor.

Uma maior divulgação sobre o trabalho da Cooperlages está sendo preparada, para além de informar a população de que o serviço existe, também orientar sobre os dias em que o caminhão passa em cada bairro. “Preparamos panfletos que serão entregues nos bairros, assim que for possível. Percebemos que as pessoas têm muita vontade de colaborar na separação do lixo, mas precisam saber deste serviço”, completa.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here