Quarentena: A importância dos cuidados mentais das crianças

0
688

Estamos em época de quarentena, pelo COVID-19, e estamos vivenciando situações diferentes e precisamos nos adaptar.

E as crianças e os adolescentes também estão sendo afetados. Todos mudaram sua rotina, deixaram de ver os coleguinhas da escola, deixaram de brincar com o vizinho, deixaram de sair para passear e ainda ter que conviver com o medo de perder um ente querido.

Muitos pais estão se virando para manter as crianças em atividades, tanto fisicamente quanto mentalmente, mas muitos estão vivenciando que seus filhos estão passando por muitos medos e estão tentando lidar com isso.

É o caso da dentista Juliana Vanoni Diez, ela é mãe do Lucas que tem apenas 6 anos de idade, mas já entende muita coisa. Juliana relatou que o Lucas acordou e disse que estava com muito medo de que o papai e mamãe morresse. Juliana e muitas outras mães estão no mesmo dilema de como lidar com isso com uma criança de apenas 6 anos.

Juliana e seu Filho Lucas.

Sem alarde

O Psicólogo e coordenador do Curso de Psicologia da Unifacvest Gustavo Capobianco Volaco, comenta que não se pode fazer alarde perto das crianças, as crianças vivenciam o que os pais mostram. “Evitem deixar as crianças ver os noticiários da TV, a ideia é conversar com elas sobre o assunto, mas nada de pânico. A morte sempre fez parte da vida, devemos diminuir o grau de ansiedade delas, as crianças precisam se ocupar da vida com atividades”.

Psicóloga Alexsandra e suas filhas Isabela e Maria Julia

A Psicóloga Alexsandra Antunes, também é mãe da Isabela de 7 anos e da Maria Julia de 14, comenta que os filhos são os espelhos dos pais. “Aqui em casa tudo em paz, estamos vivendo com muitas conversas sobre o assunto e com naturalidade, pesquisamos juntas, mas com equilíbrio e boa energia. Desenvolvemos atividades, não escondo a verdade, porém evito de que elas vejam os noticiários, nossos filhos são nossos espelhos, então temos que ter cuidado com o que dizemos e sentimos perto deles”.

Brincadeiras

A proprietária da empresa Algo doce Vanusa Córdova, que aluga brinquedos infantis, diz que durante a quarentena os pais alugam seus brinquedos para que as crianças passem por esse momento da melhor maneira possível, se divertindo. “ Estamos em atividade, vamos até a casa da criança montamos o brinquedo e dá para ver a felicidade nos olhos delas, muitas vezes os pais fecham para um dia o brinquedo, mas deixamos mais dias para que a criança se divirta e consiga passar por essa fase da melhor maneira, se divertindo”.

Dicas

Os psicólogos são unanimes em dizer que, os pais precisam estabelecer uma rotina, fugir do excesso de informações, ter disciplina, se envolver em atividades prazerosas e acima de tudo conversar com a criança sobre o que está realmente acontecendo, passar para ela tranquilidade e mostrar que juntos tudo vai ficar bem.

https://www.unifacvest.edu.br/

https://www.facebook.com/algodocebrinquedos

https://www.instagram.com/ale_psicologa_/

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here