Previsão: Aviso de frio intenso para Santa Catarina

0
361
A passagem de uma frente fria ao longo desta terça e quarta-feira (05 e 06/05) deve reforçar diversas áreas de instabilidades proporcionando chuvas mais significativas em SC com destaque para o Oeste do estado com risco de temporais localizados (intenso gradiente de temperatura).
O deslocamento de uma massa de ar polar (centro de alta pressão) derruba as temperaturas com frio intenso no decorrer da próxima quarta, quinta e sexta-feira com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC (muitos locais do Oeste aos Planaltos poderão ter valores entre -5/0°C nas baixadas e vales com geada forte) e formação de geada ampla em SC (sobretudo quinta e sexta) e isolada no Litoral Sul. A chuva não será o suficiente para resolver os problemas da estiagem, mas já traz um alivio para as pastagens e implantações de culturas de inverno.

Terça-feira (05/05):

Tempo: instável com chuva e trovoada em SC, encoberto com chuva começando do Oeste ao Litoral Sul, e estendendo-se às demais regiões no decorrer do dia. Não se descarta o risco de temporal isolado.

Temperatura: pequena elevação devido à cobertura de nuvens e à chuva.

Vento: norte a sudoeste no Oeste e Meio Oeste e nordeste passando a sul nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

Quarta-feira (06/05):

Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva isolada em SC. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões, sobretudo do Oeste ao Litoral Sul, com o avanço de uma intensa massa seco e frio de origem polar.

Temperatura: em declínio acentuado, a mínima ocorrerá à noite.

Vento: sul, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

Sistema: alta pressão, intensa massa seco e frio de origem polar, no Sul do Brasil.

Quinta e sexta-feira (07 e 08/05):

Tempo: seco e frio com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC. No Litoral Norte formação de nevoeiro isolados na madrugada e amanhecer de quinta-feira.

Temperatura: baixa, com mínima de -5°C e 4°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada ampla. No decorrer do dia temperatura em gradativa elevação, amena no Litoral.

Vento: sudeste, com variações de sul na manhã de quinta-feira e passando a nordeste na tarde de sexta-feira, fraco a moderado com rajadas no Litoral na quinta-feira.

Sábado (09/05):

Tempo: firme, ensolarado do Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí. Sol e algumas nuvens nas demais regiões de SC.

Temperatura: em elevação no decorrer do dia, mais agradável em relação às tardes dos dias anteriores. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com mínima de -2°C e 5°C nas áreas altas do estado (acima de 700/800 m) com formação de geada.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Piter Scheuer/Ronaldo Coutinho e EPAGRI/CIRAM
Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here