Testes rápidos para novo Coronavírus devem iniciar em 1º de junho

0
265

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou o plano de testagem populacional e o plano de testagem de grupos específicos, ambos por amostragem. Os objetivos são identificar possíveis casos positivos para Covid-19 em amostragem da população lageana e de grupos específicos.

Testes

A metodologia está fundamentada em realizar dois mil testes rápidos IgG-IgM durante o período de cinco semanas, sendo 400 por semana, com intuito de identificar possíveis casos positivos para a Covid-19 em usuários não submetidos à testagem nos protocolos federais seguidos até o momento. A cada uma das cinco semanas serão realizados 400 testes, portanto, distribuídos 200 para o grupo 01 e 200 para o grupo 02, definidos pela estratégia.

O teste consiste em o profissional de saúde furar o dedo do paciente e coletar uma gota de sangue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que o IgM e o IgG são os resultados dos exames, as defesas (anticorpos) do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19.

Valor

O valor unitário dos testes será de R$ 109, total investido de R$ 218 mil na modalidade de dispensa de licitação pelo motivo de tempo-resposta para execução da metodologia para validar o modelo matemático-estatístico. Os resultados dos grupos irão permitir estabelecer uma razão estatística para organizar um índice de “subnotificação” em Lages, possibilitando a projeção de casos confirmados, incluindo a análise dos grupos de maior exposição e contágio entre os testados.

Cronograma

A Secretaria da Saúde de Lages informa a previsão de chegada do material para 28 de maio, próxima quinta-feira, com início de testes para dia 1º de junho (segunda-feira). Os resultados parciais podem sair em 6, 13, 20 e 27 de junho, com resultado final previsto para 4 de julho.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here