Prefeitura adota nova estratégia de testagem de COVID-19 da população em Lages

0
306

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, comunica à população que a partir de segunda-feira (15 de junho) será adotada uma nova estratégia na realização dos testes rápidos para a Covid-19 (novo Coronavírus). A partir de agora somente serão testadas as pessoas que estiverem sendo monitoradas ou apresentando sintomas da doença há alguns dias, mediante avaliação e acompanhamento médico. As novas regras foram estabelecidas na Portaria 016/2020, da Secretaria da Saúde, que será tornada pública no site da prefeitura.

A portaria foi elaborada após as definições sobre a utilização dos testes rápidos em Lages, suspendendo definitivamente a estratégia deste tipo de Testes, alterando a metodologia e estabelecendo critérios para utilização destes no território, tendo em vista os problemas levantados na primeira semana da pesquisa, que tinha como objetivo rastrear, identificar e monitorar possíveis casos de Covid-19, de modo a garantir de maneira preventiva a saúde geral da população lageana.

Decisão

A medida foi tomada após reuniões com representantes do laboratório responsável pelos testes adquiridos pela prefeitura. Na primeira semana foram diagnosticadas 83 pessoas positivadas para o Coronavírus após a realização dos testes rápidos. Destas, 12 contestaram o resultado depois de fazerem a contraprova em laboratórios particulares e ter resultados negativos.

O principal objetivo dos testes rápidos é o rastreamento da doença no município, o isolamento dos casos positivos para que o vírus não se dissemine ainda mais entre a população e também para auxiliar nas tomadas de decisões e providências, além de ter estatísticas mais fiéis à realidade.

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here