Poço artesiano em Lages com vazão de 15 mil litros/hora

0
360

Dois dias de trabalho e o resultado: água por dutos de 150 milímetros na vazão de mais de 15 mil litros/hora. Foi o resultado da primeira perfuração de poço artesiano em Lages, pela equipe contratada pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, órgão do Sistema Amures.

O “milagre” da água em pleno período de intensa estiagem, que castiga a Serra Catarinense desde início do ano aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na localidade de Cadeados, a menos de 500 metros da SC-114.

O estudo inicial coordenado pelo geólogo José Arthur Francisco apontava, uma vazão estimada de cinco e dez mil litros de água/hora. Mas para surpresa da equipe superou os 15 mil litros/hora.

Profundidade

Para atingir essa vazão, o operador de perfuratriz Anderson Francisco Fernandes levou a perfuração a profundidade de 127 metros depois de atravessar várias camadas de solo. Naquela comunidade ao menos 15 famílias serão beneficiadas com o poço artesiano.

Na manhã dessa quarta-feira (17), a equipe responsável pelas perfurações de poços artesianos retornou ao local apenas para preparar a unidade para instalação da bomba e sistema de captação e distribuição. Agora dependerá da Semasa fazer instalação de rede e as análises finais da água e vazão do poço.

Ainda na manhã desta quarta-feira, o operador de máquinas e auxiliar de perfuração Diogo kauling, que faz parte da equipe de perfuração iniciou o deslocamento do maquinário para localidade de Boqueirão, no acesso ao antigo kartódromo para iniciar a perfuração do segundo poço artesiano.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here