Governo declara emergência em Santa Catarina devido a nuvem de gafanhotos

0
729

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul devido ao risco de surto da praga da nuvem de gafanhoto nas áreas produtoras.

A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). Na quarta-feira (24), o governo de Santa Catarina realizou a primeira reunião de planejamentos de ações diante da possibilidade da chegada da nuvem de gafanhotos ao território catarinense.

Onde está a nuvem

Segundo informações a nuvem de gafanhotos está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação.

Alguns especialistas argentinos estimam que os insetos sigam em direção ao Uruguai. A ocorrência e o deslocamento da nuvem de gafanhotos são influenciados pela temperatura alta e circulação dos ventos, como está previsto chuva e uma frente fria para Santa Catarina, esses especialistas dizem que a tendência da nuvem é ir para o Uruguai, mas que os órgãos competentes está monitorando a nuvem.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here