Santa Catarina: Produtor do melhor mel do mundo, prevê safra acima da média em 2020

0
205

Premiado e reconhecido como um dos melhores do mundo, o mel de Santa Catarina continua de excelência na safra 2019/2020. Saborosa e em maior quantidade, a produção atual já é considerada acima da média e deverá superar as 6,5 mil toneladas. Em 2018/2019 foram colhidas cerca de 5,8 mil toneladas. A estimativa é apontada pelo levantamento feito pela Epagri e Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) junto aos produtores do estado.

Mel de melato de bracatinga

Nos anos pares, como 2020, os apicultores de Santa Catarina têm um tipo diferente de mel para colher: o melato de bracatinga. Comum na região do Planalto Sul do Brasil, Santa Catarina fica com a maior porção da produção. O mel de melato é produzido pelas abelhas a partir da coleta de secreções de partes vivas de plantas ou de excreções de insetos que se encontram sobre estas plantas.

O mel de melato de bracatinga é classificado como de característica única, não cristaliza e é de cor escura. Para o consumo humano, além de excelente qualidade nutricional é rico em ácidos com propriedades de ação anti-inflamatória e antioxidante.

Feira do Mel Virtual

O mel e derivados com a qualidade da produção catarinense podem ser adquiridos na Feira do Mel que, neste ano, por causa da pandemia, ocorre de maneira virtual.

Para comprar os produtos da feira que vai até o dia 31 de julho, basta acessar o site www.faasc.com.br/feiradomel. Ao selecionar a cidade onde mora, são apresentados os itens disponíveis e o contato do produtor que poderá fazer a entrega.

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
BM3
facvest top
PREFEITURA TOPO 05-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here