Tempo instável: Quarta e quinta-feira com risco de temporais localizados em SC

0
229

A Defesa Civil divulgou ontem (11), um alerta para temporal para as regiões Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte em Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, não se descarta a ocorrência de granizo isolado e rajadas de vento. A previsão é para a partir de hoje (12).

Confira a observação da Defesa Civil

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA DC/SC – TEMPORAIS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (12)

Início: 12/08/2020 às 15:00.
Fim: 13/08/2020 às 03:00.

Previsão: A partir da tarde desta quarta-feira (12), a atuação de uma área de baixa pressão deixa o tempo instável e com possibilidade de temporais em Santa Catarina. Nas regiões em amarelo no mapa, há chance de chuva forte, que pode acumular volumes elevados em curto período de tempo. Devido a esta condição, há possibilidade de alagamentos e deslizamentos pontuais nestas áreas. Além disto, não se descarta a ocorrência de granizo isolado e rajadas de vento.

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA – Piter Scheuer

Já o meteorologista Piter Scheuer, em sua previsão estende até sábado o risco de temporal com granizo.

QUINTA-FEIRA (13/08): Áreas de instabilidades propagadas pelo reforço de um cavado (área de baixa pressão) aliado ao ingresso de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, proporciona um dia tempo instável com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Risco de temporal (chuva forte, raios, granizo e ventania). Momentos de melhoria (sol e nuvens) ocorrem em curto espaço de tempo. Temperatura amena pela manhã em torno de 12/15ºC na maioria das cidades, sendo que no Topo da Serra a mínima pode chegar entre 7/10ºC. Sensação de abafamento com temperatura máximas 20/23ºC no Oeste e Meio Oeste, 17/20ºC no Planalto Sul e mais aquecido no Litoral com destaque para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do estado com 25/28ºC. Vento soprando de nordeste/noroeste a sudoeste com velocidade de 40/60 km/h.
SEXTA-FEIRA (14/08): Nebulosidade variável com alternância entre céu nublado a momentos de sol (bons intervalos de tempo seco) com probabilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, devido o aprofundamento atuação de um cavado (área de baixa pressão) aliado ao ingresso de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, proporcionando um dia variável com tempo instável. Risco de temporal (chuva forte, raios, granizo e ventania). Temperatura amena pela manhã em torno de 12/15ºC na maioria das cidades, sendo que no Topo da Serra a mínima pode chegar entre 7/10ºC. Sensação de abafamento com temperatura máximas 25/28ºC no Oeste e Meio Oeste, 19/22ºC no Planalto Sul entre 22/25ºC no Litoral com destaque para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Vento soprando de nordeste/noroeste com velocidade de 40/60 km/h.
Sábado (15/08): Um cavado mantém tempo instável com chuva e trovoada intercalando com momentos de melhoria. Risco de temporal com granizo. Temperatura amena pela manhã e agradável à tarde. Sensação de abafamento. Domingo (16/08): Melhora lentamente ao longo dia e volta a esfriar.
Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9
Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here