GREEN BELLY: Lançada a cerveja com lúpulos da Serra Catarinense

0
642

A Cervejaria Lohn desenvolveu uma cerveja com lúpulos plantados e beneficiados em Santa Catarina. O lançamento da cerveja Green Belly (Barriga Verde em português), nome gentílico aos nascidos no Estado de Santa Catarina, é uma cerveja do estilo Hop Lager que tem destaque no sabor e aroma para os lúpulos, ingrediente importante na fabricação de cervejas.

O projeto Hildegarda, na serra catarinense, mais especificamente na cidade de Lages e dentro da Cervejaria Santa Catarina da Ambev, possui um viveiro com mudas de lúpulos de varietais distintas, além de dispor de equipamentos para beneficiamento das plantas. Em um galpão estão alocadas a desfolhadeira, a secadora e pelletizadora.

“Desde o início de 2020, a Cervejaria Santa Catarina da Ambev em Lages está investindo num projeto que visa fomentar a cultura do lúpulo na região serrana de SC. A primeira fase do projeto consiste na implementação de uma lavoura experimental (foto a seguir) de aproximadamente 1 ha, onde serão feitos testes com distintas variedades bem como desenvolvimento de protocolos de manejo e adubação. Além disso, está sendo construido uma planta piloto de beneficiamento de lúpulo, com peladora, secadora, peletizadora e embaladora à vacuo, desenvolvidas com fornecedor nacional. Esta planta tem por objetivo auxiliar no beneficiamento do lúpulo da região, o que deve garantir a qualidade no armazenamento e facilitar o escoamento da produção. A segunda fase visa fomentar a cultura através da agricultura familiar em parceira com Epagri, Udesc, MAPA e Secretaria da Agricultura.” Comenta Felipe Sommer – Projetos Especiais Ambev.

Os lúpulos são responsáveis por duas principais funções nas cervejas: Amargor e Aroma

A função de amargor é bastante importante para que em algumas cervejas se tenha equilíbrio de seu amargor com o dulçor residual do malte. Em outros casos, o amargor pode ser protagonista e se destacar frente aos outros atributos do malte, como em cervejas intensas tipo IPA, APA e outras.

Já no atributo de aroma, os lúpulos dão um buquet distinto que pode oscilar de cítrico, herbal, ser semelhante à frutas, pinho ou remeter outras flores variadas.

A Receita

A receita escolhida para receber os lúpulos catarinenses foi de imediato uma unanimidade. A Lohn já possui Hop Lager que é uma cerveja fácil de beber, democrática e com destaque para os lúpulos, neste caso Norte Americanos. A ideia de substituir apenas os lúpulos foi bem acolhida, assim podemos identificar as reais características dos lúpulos catarinenses até aqui, podendo degustar as duas versões simultaneamente.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here