18 crianças foram adotadas na comarca de Lages durante a pandemia

0
276

Em meio a um momento de tantas incertezas por causa da pandemia, atos de coragem e amor possibilitaram a 18 crianças ter a chance de viver em um novo lar. Durante cinco meses, a comarca de Lages, na Serra Catarinense, registrou sete adoções – seis de grupos de irmãos, com a oitava prestes a ocorrer.

Quarentena

A troca de e-mails, telefonemas, mensagens de áudio e vídeo foi uma prática adotada na comarca antes mesmo da quarentena e que, agora, se tornou ainda mais presente e essencial nesses processos. Todas as adoções foram precedidas da aproximação on-line. A apresentação inicial das crianças aos pretendentes ocorreu por meio de fotos e relatório psicossocial.

Os pretendentes também remeterem suas informações e trocaram vídeos e mensagens de áudio sobre seu cotidiano até o encontro presencial.

Também foi dessa forma remota que as assistentes sociais da comarca de Lages contaram com o apoio de colegas de todo o Estado para efetivar as adoções das 18 crianças. Para essa conquista, foram utilizados os sistemas Busca Ativa e Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo (Cuida), mas a conexão entre as profissionais é que contribuiu efetivamente para a concretização dos atos.

Taina Borges

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here