Queremos criar o próximo Google! O ambicioso convênio celebrado entre a Unifacvestt e a UPES (Índia)

0
210

Uma cerimônia para entrar para a história de Santa Catarina. Foi com essas palavras, expressadas com a voz embargada e a face tomada de emoção que a Profª. Drª. Arceloni Volpato abriu, na tela ocidental do Google Meet, o MOU Virtual Ceremony and Discussion, pontualmente às 9h desta manhã em Lages – SC (18h em  Dehradun) sob aplausos que ecoaram na tela tomada pelos docentes da UPES ao oriente. O Memorandum of Understanding (Memorando de Entendimento) marca o lançamento público das ações protocoladas através do convênio celebrado entre o Centro Universitário Unifacvest e a UPES (Universidade de Estudos de Petróleo e Energia) da Índia, um dos centros mais avançados do mundo em pesquisas da engenharia e de Inteligência Artificial, célula de aceleração do Google, IBM, Microsoft, Boeing entre outras grandes corporações.

A parceria internacional selada ontem, 24, contempla a transferência de tecnologia resultante das pesquisas em desenvolvimento nas duas universidades, colaboração em grupos de pesquisa, intercâmbio para formação, estágio e imersão linguística para mobilidade estudantil e docente (intercâmbios) além, da troca de tecnologias de virtualização da aprendizagem.

Os reitores das duas universidades destacaram através de vídeos institucionais as suas estruturas físicas, de capital humano e de conhecimento.

O Reitor

O Reitor da Unifacvest, Geovani Broering e os pró-reitores Roberto Lopes da Fonseca e Renato Rodrigues também apresentaram os programas e projetos de excelência da Unifacvest, a estrutura dos campi, o complexo de clínicas escola da área da saúde humana e de clínicas e  fazendas escola de saúde animal, bem como a escola de negócios, as agências experimentais, o complexo Tech e a Casa da Cidadania com atendimentos jurídicos e psicológicos para a comunidade. Foi enfatizado o programa de Educação a Distância que destaca-se por apresentar durante os quatro últimos anos o maior crescimento percentual do mercado brasileiro no segmento. Para Broering, “é um evento que traz na presença virtual um mundo de universidades e países sem fronteiras. Mas o mais importante é nós podermos integrar nossos mais 60 mil alunos nesse novo universo com estudantes, professores e conhecimento sem face, sem distinção, com um mesmo objetivo: um lugar melhor para viver, uma universidade que nos ensine a construir uma sociedade mais perfeita, mais harmoniosa”, ponderou.

A ciência e suas obrigações tem que garantir que nós tenhamos, tão logo que seja oportuno, ô retorno eficiente a todas as nossas salas de aula pelo mundo afora. Que a gente possa construir um mundo diferente daquilo que nós vivemos até aqui. Este é o grande desafio e é o grande trabalho que nós, das universidades espalhadas pelo mundo, que não se distinguem mais pelos seus espaços territoriais, temos a desbravar, concluiu Geovani Broering.

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here