Lages: Há 50 anos fé e tradição celebram Nossa Senhora Aparecida

0
413

Missa campal, festejos populares, novenas e quermesses, se tornaram tradição para realizar a festa em honra a padroeira do Brasil e que dá nome à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, em Lages. Neste ano algumas modificações em virtude da pandemia do novo Coronavírus devem ocorrer. A programação inicia no dia 03 de outubro e finaliza com a festa no feriado do dia 12.

As celebrações e festejos acontecerão de duas formas. Segundo o pároco da Igreja do Navio, Frei Miguel da Cruz ofm, as novenas e as missas no dia da Padroeira, serão celebradas dentro das normas de prevenção. “A igreja estará aberta para lotação máxima de 50% da capacidade total, conforme nova regulamentação no decreto municipal. Caso haja esgotamento dos lugares, as pessoas poderão acompanhar em Lives nas redes sociais”, comenta. Junto com a novena, um tríduo em honra a São Francisco acontece, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.

A preparação da festa

Toda a preparação para a Festa, em âmbito litúrgico, conta com a participação dos grupos e pastorais da Igreja Matriz, comunidades da cidade e do interior, além da participação da nova Área Pastoral de Capão Alto e suas comunidades. Os temas celebrados nas novenas, além de lembrarem a devoção à Santa, relembram os 50 anos de fundação paroquial, que será celebrada em fevereiro de 2021.

Pelo segundo ano consecutivo, a igreja retoma o costume de convidar padres de outras comunidades pertencentes a Diocese. Ao todo são nove. Catedral, Convento Franciscano, São Judas Tadeu, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, dentre outras. “É uma forma de envolver toda a sociedade, que acredita e tem fé na padroeira”, finaliza Frei Miguel.

Neste ano, diversas empresas e instituições públicas e privadas são convidadas para integrar a programação celebrativa e festiva. Universidades, escolas, academias, Unidades Básicas de Saúde, Supermercados, mercearias e congêneres, junto com o comércio em geral, participarão das novenas e quermesses.

Luan Turcati

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here