COVID-19: Serra Catarinense migra para classificação Amarela

0
269

O Município publicou na sexta-feira (2 de outubro) o Decreto nº 18.193, que traz alterações nas medidas de enfrentamento e combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em Lages. A atualização foi encaminhada depois que o Governo do Estado apresentou um novo formato da Matriz de Avaliação de Risco Potencial, e a Serra Catarinense migrou da classificação Laranja (risco grave) para Amarela (risco alto).

Conforme o Estado, a nova ferramenta avaliará minuciosamente índices de transmissibilidade, monitoramento, dimensões, mortalidade e capacidade de atenção nas 16 Regiões de Saúde de Santa Catarina. Alguns indicadores não estarão mais presentes na nova versão, porque o monitoramento das regiões projeta deixar a transmissão sustentada para a fase de recuperação.

Reivindicações

Essa mudança na matriz de indicadores vai de encontro às reivindicações apresentadas nas últimas semanas pelo COES Regional Serra Catarinense Covid-19, que cobrava esclarecimentos do Governo do Estado sobre os critérios considerados para mensurar a classificação do risco potencial regional. Baseado nos últimos indicadores que atestam desaceleração na curva de contágio da Covid-19, o entendimento das lideranças locais é de que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-SC), deveria enquadrar a Serra Catarinense na matriz correspondente a realidade da pandemia.

O Município também confeccionou o ofício nº 387/2020, assinado pelo Chefe do Executivo, solicitando informações de como acontecia, na prática, a computação de dados da ferramenta da Avaliação de Risco Potencial.

Importante ressaltar que a luta contra a Covid-19 não cessou e a população deve continuar fazendo a sua parte, observando as recomendações dos órgãos de saúde quanto ao uso de máscara, álcool em gel, higienização das mãos e do distanciamento social.

Confira aqui, na íntegra, o Decreto nº 18.193.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here