Lages: Campanha Multivacinal entre 5 e 30 de outubro

0
740

Aumentar a cobertura de vacinação no país embasa a missão da Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde (MS), com o conceito “Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos”, que será iniciada na próxima segunda-feira (5 de outubro) e prolongada até dia 30 de outubro (sexta-feira). Neste mesmo período (entre 5 e 30 de outubro) serão realizadas, em todo o Estado de Santa Catarina, simultaneamente, duas campanhas de vacinação. Serão 26 dias de Campanhas.

A Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), contra 18 tipos de doença. O Dia “D”, de divulgação e mobilização nacionais, para as duas campanhas, será no dia 17 de outubro. Em âmbito de Brasil, o Dia “D” será exercitado em mais de 40 mil postos de vacinação.

A multivacinação é de todas as idades e durante a vigência das Campanhas serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece atualmente 18 vacinas para crianças e adolescentes. Estados que necessitarem de reforço em estoques de vacinas poderão solicitar ao Ministério da Saúde (MS).

Por ser uma campanha multivacional será possível receber dose de mais de uma das vacinas. O desempenho será avaliado com base nas doses aplicadas e registradas no Sistema de Informação durante o período da Campanha, para cada vacina disponível.

Lages

Em Lages, como adianta a coordenadora de Imunização, Juliana Barbosa Vieira, da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde, ao longo das Campanhas, a Central de Vacinas, situada no centro da cidade, próximo ao Centro de Triagem para a Covid-19, abrirá de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, ininterruptamente, com entrega de senhas até as 18h15. Será permitida a entrada de apenas um acompanhante por criança ou adolescente. É preciso apresentar a carteira de vacina e o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Quanto aos bairros, Lages conta com 20 salas de vacina em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de um total de 27 UBSs (junção da UBS São José com a do bairro Gethal), e será necessário que os cidadãos telefonem para a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e informar-se sobre o período em que o profissional vacinador estará na Unidade, pois há o turno de vacinadores cumprido entre 7h e 13h (matutino) e o turno de 13h às 19h (vespertino), lembrando que todas as Unidades de Saúde do perímetro urbano de Lages estão de portas abertas ao público de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h, sem fechar no horário de almoço, porém, os vacinadores trabalham da forma de turnos.

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here