Lages na luta pela prevenção ao câncer de boca

0
176

Desde 2015, na primeira semana de novembro comemora-se a Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca. O objetivo é estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas à doença. Em Lages, devido à pandemia do novo Coronavírus, não foi possível realizar uma programação voltada ao público. Mas os atendimentos continuam normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com ações voltadas à prevenção e diagnósticos precoces que aumentam a eficácia no tratamento.

38 equipes

O Município conta com 38 equipes de saúde bucal, com dentistas e auxiliares, que atendem nas UBSs e mais o odontomóvel que atende as comunidades do interior. Os pacientes podem procurar atendimento pelos dentistas da atenção primária na unidade de referência no seu bairro e será avaliado por um especialista.

Existe uma substância chamada azul de toluidina que se aplicada na lesão pode mostrar algumas células malignas que precisam passar por uma avaliação mais aprofundada. Caso seja detectada alguma anormalidade, o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a biópsia com uma especialista em diagnóstico. O CEO de Lages conta com cinco especialistas em cirurgias bucomaxilofacial e em diagnóstico bucal.

Dependendo do diagnóstico, será encaminhado para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), caso haja necessidade.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here