Caminhos dos Cânions, um novo roteiro para atrair turistas em Santa Catarina

0
237

Uma nova região turística está nascendo em Santa Catarina. Quinze municípios do Estado estão inseridos na Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos Cânions do Sul. “É mais uma demonstração que Santa Catarina não é só praia” afirma Helen Becker, coordenadora de Turismo e Cultura da Associação dos Municípios do Extremo do Sul que foi entrevistada pelos jornalistas das Abrajet’s (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo Helen, a região é historicamente um local de passagem. “Tropeiros passavam por aqui para ligar o Rio Grande do Sul a São Paulo e era assim em tempos recentes, quando gaúchos usaram a região para ir às praias”. A coordenadora lembra também dos movimentos sazonais com, principalmente, argentinos que nas décadas de 1980/90 invadiram Santa Catarina para visitar Florianópolis, a Costa Verde Mar e Garopaba.

É esta história que Maracajá, Morro Grande, Meleiro, Turvo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Araranguá, Ermo, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Arroio do Sul, Balneário Gaivota, São João do Sul, Praia Grande e Passo de Torres querem mudar e tornarem-se opções de passeios para gaúchos, paranaenses e outros brasileiros.

Passeios

A partir de um projeto turístico trabalhado pela Universidade Federal de Santa Catarina esses municípios que faziam parte da região turística Encantos do Sul com 32 municípios,  estão se estruturando para poder oferecer conforto em hospedagem, gastronomia local e atrações de passeios ao Caminhos Cânions do Sul.

Quem quiser conhecer a região pode encontrar pacotes de dois a sete dias. “Aqui, se o turista quiser temos praia mas também podemos oferecer cicloturismo, aventura, ecoturismo, rapel, mais de 150 trilhas, turismo de contemplação de pássaros, passeios de balão  e https://agencia.aparadosturismo.com/balonismo-nos-canyons/ e nossos cânions e as mais de sessenta cachoeiras”, lista a coordenadora.

ABRAJET

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here