Lages: Projeto Lixo Orgânico Zero, vence Prêmio Nacional

0
243

Cidades promissoras, profissionais especializados e acadêmicos e educadores, baseados no Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ), desenvolvido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina, poderão estar na plateia online da entrega do Prêmio Nacional Lixo Zero para Lages na próxima quarta-feira (23 de dezembro). Em razão das restrições sanitárias de prevenção a transmissões pelo novo Coronavírus (Covid-19), o evento será virtual e transmitido ao vivo para todo o Brasil, na quarta (23 de dezembro), às 19h, pelo canal do YouTube do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), promotor do Prêmio Nacional.

Idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e correalizado pela Route Brasil, com o apoio da Co.Circular e da Agência Água, o Prêmio pretende promover e disseminar os melhores projetos brasileiros que representam o empoderamento das atitudes sustentáveis. Reconhecer, valorizar e dar visibilidade às práticas contribuidoras e reforçadoras do desenvolvimento do conceito ‘Lixo Zero’ no país.

O vaso compostor

O Projeto Lixo Orgânico Zero concorreu com diversas iniciativas brasileiras e esteve no seleto grupo do hall dos participantes inscrito na categoria Compostagem com a proposição do “vaso compostor”, depois de experimentos assíduos e comprovação de eficiência. O vaso compostor, vencedor do Prêmio em 2020, é uma das dinâmicas que proporcionaram a visualização da simplicidade do processo de compostagem, ampliando consideravelmente a dinâmica do trabalho, e teve o apoio do presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Robrigo Sabatine, e da Juventude Lixo Zero, na divulgação. O vaso compostor/Método Lages de Compostagem foi descrito em um artigo da revista norte-americana BioCycle, em outubro deste ano.

Outros prêmios

E não é a primeira vez que o Projeto Lixo Orgânico Zero é honrado com premiações. Em 2019 o Projeto lageano já levou o Prêmio Nacional Lixo Zero na categoria Conscientização e Educação, em evento no Rio de Janeiro, possibilitando que mais de 50 mil domicílios fossem contemplados a partir da decisão do prefeito Antonio Ceron, de estender este Prêmio à comunidade com a isenção do aumento do valor da tarifa de lixo que cobre as despesas com a coleta, transporte e destinação do lixo ao aterro sanitário.

No final de 2019, o Lixo Orgânico Zero foi destaque em um evento internacional em Cascais, em Portugal. Acadêmicos apresentaram o Projeto para outros jovens de diversos países, durante o “We Are – Zero Waste Youth Global Meeting”, um encontro internacional da Juventude Lixo Zero, movimento mundial fomentador da consciência do desperdício zero junto à comunidade jovem.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here