Dados sobre Turismo Rural revela importância do segmento

0
655

O Ministério do Turismo divulga nesta terça-feira (22.12) o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural. O documento, que integra uma série de políticas públicas voltadas ao segmento neste ano, apresenta rotas turísticas por todo o Brasil e informações que vão nortear ações futuras do poder público. Vale destacar que 2020 é Ano Internacional do Agroturismo e Turismo Rural, instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Confira a íntegra do Boletim clicando AQUI.

Setores mais relevantes

O Turismo Rural desponta como um dos setores mais relevantes no contexto do pós-pandemia, impulsionado pelas preferências dos consumidores por viagens de curta distância e atividades ao ar livre. A publicação do MTur apresenta o turismo rural em suas diferentes frentes, como o agroturismo, agricultura familiar, e sua relação com outros segmentos como o turismo de natureza, turismo de aventura, dentre outros. Foram elencadas rotas de turismo em todas as regiões do País, com oferta de experiências múltiplas, o que enriquece as visitas realizadas e a interação com o patrimônio cultural e ambiental ali presente.

De acordo com o Boletim, as motivações de viagens e as expectativas do turista têm se atualizado, com maior demanda por segurança, controle de higienização e pela busca por ambientes abertos e vinculados à ideia de saúde. Segundo pesquisa da MindMiners, 61% dos entrevistados dizem que optam por viagem dentro do país, antes de viajar para o exterior, na atualidade. As tendências apontam, ainda, que há preferência por viajar em carro próprio para destinos turísticos mais próximos.

Os dados e informações da sétima edição do Boletim foram coletados pela equipe do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo a partir de entrevistas com especialistas e a colaboração de Órgãos Estaduais de Turismo e representantes do Sebrae nas Unidades da Federação que fazem parte da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT).

TURISMO DOMÉSTICO

No Brasil, essa tendência do turismo doméstico também é uma realidade. Houve um recuo no turismo internacional de turistas brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Banco Central em 23/10/2020, os gastos de turistas brasileiros no exterior caíram 77% em setembro em relação ao mesmo mês em 2019.

A ênfase que vem sendo dada para o turismo doméstico no Brasil, com os cuidados como a busca por espaços abertos e por circuitos próximos, traz alguns destaques, dentre os quais estão o Turismo Rural e o Turismo de Natureza.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here