Turismo: Startup catarinense rastreia viajantes com COVID e se classifica para as finais de competição global da categoria

0
310

A Smart Tour Brasil, a startup catarinense (Florianópolis), que disputará as finais da 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em parceria com o Wakalua Innovation Hub, que busca o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os trabalhos foram selecionados no 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido neste ano pelo Ministério do Turismo e o Wakalua, e que reconheceu soluções para a retomada do setor.

A Startap oferece uma plataforma para rastrear viajantes infectados pela Covid-19. Por meio de QR Code, o sistema identifica estabelecimentos e pessoas que tiveram contato com indivíduos testados positivo antes do diagnóstico. A empresa, que disputa a competição global no quesito saúde e bem-estar (ODS 3), foi finalista neste ano de um desafio da OMT que selecionou startups responsáveis por soluções contra impactos da doença.

 Projetos

Os projetos brasileiros integram uma lista de 60 iniciativas de 28 países classificadas para a última etapa da competição global da OMT. Ao todo foram mais de 10 mil representantes, de 138 nações, escolhidos por um júri que inclui especialistas de bancos internacionais, companhias aéreas, destinos turísticos e plataformas tecnológicas, ao qual caberá agora, ao longo de janeiro de 2021, definir um finalista para cada um dos 17 ODS.

As vencedoras

As vencedoras da competição terão benefícios como acesso à rede de inovação da OMT e apresentação a estados-membros da entidade e investidores. A seleção conta com forte apoio privado, a exemplo do Grupo Amadeus – uma das maiores companhias mundiais de tecnologia e viagens -, do Google e da Mastercard. Os 17 ODS, propostos por líderes mundiais na Cúpula das Nações Unidas de 2015, reúnem metas a serem alcançadas até 2030.

Inscritos

Lançado em julho de 2020, o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo recebeu a inscrição de 790 projetos, de 24 estados e do Distrito Federal, avaliados por líderes do turismo e da tecnologia no país. A seleção integra uma cooperação firmada entre o MTur e o Wakalua para o desenvolvimento de uma estratégia nacional de inovação na área, que também envolve a implantação de um hub da entidade no Brasil.

Ministério do Turismo

https://smarttourbrasil.com.br/

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here