Prefeitura entregará ordem de serviço para elaboração de projeto e construção de nova Estação de Tratamento de Água

0
199

Com capacidade nominal de 300 litros por segundo, Lages deverá receber uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no prazo de 360 dias. Está programada para a próxima terça-feira (12 de janeiro), às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), localizada à avenida 1º de Maio, bairro Popular, a assinatura da ordem de serviço para esta finalidade, a de nº: 01/2021. Neste documento, a prefeitura de Lages, por intermédio do prefeito Antonio Ceron, e do vice-prefeito, Juliano Polese, autorizará a empresa vencedora do processo licitatório a iniciar os serviços, conforme o contrato Semasa nº: 85/2020.

O complexo estará instalado na própria sede da Semasa, ao lado da atual Estação de Tratamento de Água (confeccionada em concreto), reforçando a capacidade já existente.

Os serviços terão custo no valor global de R$ 4.709.000 (milhões), recursos próprios da Semasa. O prazo de execução para entrega dos projetos e produção do primeiro módulo é de 180 dias e para entrega total da obra é de 360 dias, obedecendo-se o cronograma físico-financeiro.

40 anos de uso

De acordo com a Semasa, a atual Estação de Tratamento de Água (ETA) foi dimensionada para uma capacidade de 600 litros por segundo. Decorridos mais de 40 anos de uso, decidiu-se pela convicção sobre a necessidade de sua recuperação ser realizada com a maior brevidade possível, evitando-se, desta forma, riscos de colapso ao sistema de abastecimento de água potável para a cidade de Lages.

Assim que a recuperação da atual ETA estiver concluída, a Semasa ficará com uma capacidade disponível de 900 litros por segundo, permitindo uma demanda segura, com a operação das duas Estações de Tratamento, em funcionamento conjunto. A nova configuração da ETA possibilitará trabalhos de manutenção e recuperação da Estação, simultaneamente irá assegurar o fornecimento à população lageana para as próximas décadas. O secretário municipal de Águas e Saneamento, Jurandi Agustini, e o diretor de Operações da Semasa, Ademir Fabricio, serão algumas das autoridades presentes na entrega da ordem de serviço.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here