Ministério do Turismo vai incentivar turismo cívico no país

0
510

Estimular o turismo cívico no país, a partir da valorização de símbolos nacionais e personalidades referências na constituição histórico-cultural do Brasil. Este é o objetivo de um Termo de Execução Descentralizada celebrado entre o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos.

Os estudos indicarão o material interativo que dará forma ao Projeto Brasil para Brasileiros, podendo ser composto por imagens, áudios, vídeos, réplicas e outros formatos. A iniciativa busca ampliar a percepção quanto à importância dos símbolos nacionais (Bandeira, Brasão, Hino e Selo) e de nomes representativos do país em áreas como arte, ciência, política, esporte e cultura. O acervo será concedido a investidores privados para exposição em centros de visitação, devendo haver, inicialmente, pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira.

PATRIMÔNIOS MUNDIAIS

O Projeto Brasil para Brasileiros é uma das ações voltadas à execução da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural do Brasil, instituída em 11 abril de 2019 pelo governo federal. O decreto integra uma série de medidas adotadas pelo MTur para melhorar o ambiente de negócios e potencializar a atração de investimentos. O projeto, fruto do TED junto à UFJF, se alinha ainda ao Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que definiu como uma das estratégias promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística, além do aprimoramento da oferta turística do país.

TURISMO CÍVICO

A modalidade ocorre por meio de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem o presente ou a memória política e histórica, com potencial de criar identidade entre a sociedade e o Estado e valorizar a história e a cultura. O turismo cívico promove a conscientização, o sentimento de pertencimento e o engajamento social, político ou cultural dos visitantes, promovendo bens materiais e imateriais.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here