Encontrados novos fragmentos do avião que caiu em 1958 e vitimou o ex-presidente Nereu Ramos

0
410

Um dos maiores expoentes da história política de Lages, Nereu de Oliveira Ramos chegou à Presidência da República em 11 de novembro de 1955, ficando até 30 de janeiro de 1956 para que Juscelino Kubitschek assumisse o cargo. Em Lages, sua memória é preservada em um memorial que leva o seu nome e que é administrado pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL).

O acidente

Em 16 de junho de 1958, Nereu Ramos era senador e viajava no avião Convair 440, de Florianópolis para o Rio de Janeiro. Além dele, outros 20 passageiros e mais o então governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal, Leoberto Leal, faziam parte do voo. No final do dia, na Colônia Murici, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), a aeronave da empresa Cruzeiro do Sul caiu por conta de um forte temporal.

Fragmentos do avião

Em janeiro de 2015, a detectorista Carolini Tabarelli iniciou o processo de detecção na região do acidente e localizou uma série de fragmentos do avião. Segundo ela, o local exato da queda foi encontrado em dezembro daquele ano, e a emoção é notória, pois mesmo morando no Paraná há dez anos, as histórias dos políticos envolvidos sempre fizeram parte da sua vida. Ela ressalta que ser detectorista não é um trabalho, mas um hobby que se faz com muito amor. “É um resgate histórico de um fatídico acidente, onde morreram inúmeras pessoas, sendo algumas delas políticos relevantes da época. Além da história do acidente em si, para um detectorista, encontrar qualquer vestígio perdido no tempo é como se pudéssemos reviver o que de fato aconteceu. Não só pra mim que particularmente sabia quem foram as pessoas, mas para todos meus companheiros de detecção que foram ao local e retiraram algum fragmento do avião, a emoção foi a mesma. Muita emoção, adrenalina e ao mesmo tempo tristeza, pois foi um local de tragédia, e respeitamos muito o local por isto”, comenta.

Todo o processo de pesquisa contou com a parceria de outros detectoristas que possuem canais no YouTube: Clube de Detectorismo Curitiba, Detectorismo Paraná Brasil, Ginho da Selva e Hobby Legal.

Entrega das peças encontradas

Com o objetivo de auxiliar no processo de propagação da história do ex-presidente, Carolini fará a entrega das peças encontradas para e equipe da Fundação Cultural de Lages e Memorial Nereu Ramos neste sábado, 16 de janeiro. O encontro acontecerá por volta do meio-dia no próprio Memorial.

Segundo a guia do Memorial Nereu Ramos, Maria Apolinaria, o material irá compor o acervo junto a um apoio de poltrona do avião que já faz parte do acervo em exposição. “Para muitos pode parecer pedaços de ferros enferrujados, mas retratam através de imagem com forte significado e memória afetiva, um capítulo importante, ainda que triste da nossa história”, finaliza.

Assessoria FCL

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here