16 mil árvores nativas serão plantadas em parceria da prefeitura de Lages e autopista 

0
276

Um termo de cooperação técnica foi assinado entre a prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), e a empresa Autopista Planalto Sul/Arteris, concessionária da rodovia BR-116, que corta a extensão do Parque Natural. A empresa realizou um plantio compensatório, cujo termo de parceria se tornou realidade através de 16 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em todo o Parque, executando-se a supressão da árvore pinus, uma espécie invasora, pois havia um reflorestamento próximo e as sementes acabaram sendo dispersas pelo vento facilmente.

A Autopista Planalto Sul/Arteris contratou a empresa Raiz Florestal, de Monte Castelo, Norte de Santa Catarina, para realizar o plantio, sob a supervisão do engenheiro florestal desta terceirizada, Marlon Duffecky. Assim como o plantio, a Raiz Florestal procedeu ao levantamento e ao anelamento dos pinus (remoção de um anel de dois a seis milímetros da casca do caule ou de ramos lenhosos, tais como braços e varas) destas árvores para suprimi-las com o passar do tempo, além de promover a retirada de algumas e de mudas de pinus, para posterior substituição por nativas com o plantio em clareiras e nos demais lugares.

Entre as mudas estão mudas de árvores nativas e mais uma cortina verde com ipê amarelo, araçá, ingá, guabiroba, araucária e cedro.

A Planalto Sul é responsável pela administração dos 412,7 quilômetros da rodovia BR-116, fazendo a ligação da capital paranaense à divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O contrato de concessão que engloba 17 municípios em sua malha viária foi assinado em 14 de fevereiro de 2008 com vigência de 25 anos, é o minimo que ela pode fazer pelo dinheiro que irá receber em 25 anos.

 

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here