Lages dá início à tão esperada vacinação contra a Covid-19

0
253

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta terça-feira (19 de janeiro) a vacinação contra a Covid-19. Um ato solene marcou a aplicação das primeiras doses em pessoas que residem no município. “Após dez meses de pandemia essa era a notícia mais aguardada dos últimos tempos e finalmente a vacina chegou a Lages”, comemora o prefeito Antonio Ceron.

Nesta primeira fase estão sendo imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e os idosos que residem em casas asilares. “Assim que recebemos a confirmação que as doses estavam disponíveis na Regional de Saúde, fomos até o local retirar as vacinas e em questão de minutos prontamente iniciamos a imunização”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Primeiras pessoas imunizadas

A auxiliar de serviços gerais, que é servidora efetiva e atua no Centro de Triagem da Covid-19, Emanuele Gomes Bialy, foi a primeira pessoa a receber a imunização em Lages. Na sequência foi a vez da senhora Doralice Correia da Oliveira, que tem 107 anos e reside em uma instituição de longa permanência do município.

Quantidade de doses na primeira etapa

 Devido ao baixo quantitativo de vacinas que o Município recebeu nesta primeira etapa, a distribuição ficou organizada da seguinte forma: 1.744 doses para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e 166 doses destinadas para os idosos que residem em casas asilares.

A ampliação da cobertura vacinal dos grupos prioritários em Lages acontecerá de forma gradativa. As próximas etapas de imunização vão depender da disponibilidade das vacinas por parte dos governos Federal e estadual.

A Secretaria de Estado da Saúde repassou aos municípios apenas as doses equivalentes à primeira aplicação da CoronaVac. A remessa com a segunda dose está armazenada na Central de Frios do Governo do Estado, em Florianópolis, e será encaminhada aos municípios em um prazo de até duas semanas para serem aplicadas nos pacientes que estão sendo imunizados na primeira etapa.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here