Lages: Zoólogo afirma que o Parque Natural possui boa estrutura para visitação

0
234

Lages foi o município alvo de uma pesquisa ambiental na semana passada e o local escolhido foi o Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), administrado pela prefeitura de Lages por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O estudioso trata-se do pesquisador Victor Moraes Zucchetti, zoólogo e especialista em herpetologia (anfíbios e répteis), o qual atualmente trabalha com sistemática e evolução.

Zucchetti é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O pesquisador,  esteve em Lages entre os dias 9 e 14 de janeiro. A viagem a Lages e o aprofundamento desta busca fazem parte do seu doutorado.

Em sua análise em âmbito geral, sobre o Parque Natural de Lages, Victor Moraes Zucchetti observa que, “o Parque, a meu ver, possui uma estrutura boa para visitação. Considero muito legal a iniciativa do plantio de mudas nativas e do georreferenciamento das trilhas e principais pontos. A diversidade do Parque é significativamente interessante, tratando-se de uma mancha florestal isolada. A quantidade de ambientes propícios para reprodução de anfíbios auxilia nessa diversidade de forma fortemente expressiva. Acredito que possa haver melhorias nas trilhas disponíveis (marcação e abertura) e trilhas que disponibilizem acesso a mais partes do Parque”.

Melhorias no Parque

Saliente-se que o Parque Natural está passando por um conjunto de melhorias, das quais faz parte a confecção e fixação de placas indicativas e educativas no Parque Natural Municipal, sinalizando e organizando as trilhas para receber os visitantes a partir do término total das obras e liberação da abertura para visitação, pois com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) este tipo de lugar teve o acesso temporariamente restringido. Por enquanto, o Parque permanece fechado com visitação suspensa ao público em razão das medidas sanitárias de se evitar aglomeração de pessoas como prevenção ao aumento dos índices de contágios pelo novo coronavírus.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here