Lages foi o município alvo de uma pesquisa ambiental na semana passada e o local escolhido foi o Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), administrado pela prefeitura de Lages por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O estudioso trata-se do pesquisador Victor Moraes Zucchetti, zoólogo e especialista em herpetologia (anfíbios e répteis), o qual atualmente trabalha com sistemática e evolução.
Zucchetti é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O pesquisador, esteve em Lages entre os dias 9 e 14 de janeiro. A viagem a Lages e o aprofundamento desta busca fazem parte do seu doutorado.
Em sua análise em âmbito geral, sobre o Parque Natural de Lages, Victor Moraes Zucchetti observa que, “o Parque, a meu ver, possui uma estrutura boa para visitação. Considero muito legal a iniciativa do plantio de mudas nativas e do georreferenciamento das trilhas e principais pontos. A diversidade do Parque é significativamente interessante, tratando-se de uma mancha florestal isolada. A quantidade de ambientes propícios para reprodução de anfíbios auxilia nessa diversidade de forma fortemente expressiva. Acredito que possa haver melhorias nas trilhas disponíveis (marcação e abertura) e trilhas que disponibilizem acesso a mais partes do Parque”.
Melhorias no Parque
Saliente-se que o Parque Natural está passando por um conjunto de melhorias, das quais faz parte a confecção e fixação de placas indicativas e educativas no Parque Natural Municipal, sinalizando e organizando as trilhas para receber os visitantes a partir do término total das obras e liberação da abertura para visitação, pois com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) este tipo de lugar teve o acesso temporariamente restringido. Por enquanto, o Parque permanece fechado com visitação suspensa ao público em razão das medidas sanitárias de se evitar aglomeração de pessoas como prevenção ao aumento dos índices de contágios pelo novo coronavírus.