Cerejeiras da rua Frei Gabriel passam por avaliação

0
260

O departamento de paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da prefeitura de Lages, está atuando para conter uma doença que acabou atingindo as tão grandiosas cerejeiras que embelezam a rua Frei Gabriel com suas flores rosáceas.

As cerejeiras do Japão (Prunussp) estão sendo atacadas pelo besouro-das-roseiras (Macrodactylussubspinosu), comum nas plantas da família Rosaceae. No entanto, conforme descreve a gerente de paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, engenheira agrônoma, Danúsia Vieira Sartori, esta praga causa um pequeno estresse na árvore, o que pode ser uma abertura para o ataque de outras novas pragas e patógenos.

Outro problema encontrado é a deficiência nutricional das árvores, porém, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com a empresa Arboran – Soluções em Arborização Urbana, já está desenvolvendo um plano de manejo para melhorar a saúde não somente das cerejeiras, mas de outras árvores do paisagismo urbano. Não foi estimada a quantidade de cerejeiras existentes na área central de Lages, contudo, foram plantadas pela prefeitura entre os anos de 2000 e 2004. Outras vinte árvores serão plantadas ainda neste mês de fevereiro.

 

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, juntamente à Empresa Arboran – Soluções em Arborização Urbana, está realizando um diagnóstico da situação atual das árvores no Centro, principalmente das cerejeiras. Após a conclusão da avaliação será elaborado um plano de trabalho para recuperar a saúde das plantas.  Este trabalho conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de agronomia, engenharia florestal e biologia.

O Município é responsável pelo planejamento e gestão da arborização urbana e tem disponibilizado técnicos e agentes ambientais habilitados para fiscalizar os problemas decorrentes do plantio, poda ou retirada indevida, assim como estão atuantes na realização de ações de educação ambiental no Mês do Meio Ambiente (junho), no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), no Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt e nas escolas da rede pública.

Compartilhar a matéria
TOPO PREFEITURA LOGO
facvest top

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here